4 benefícios do namoro na terceira idade

Quebrando uma série de tabus e preconceitos ao longo das últimas décadas, o namoro na terceira idade traz diversos benefícios para os idosos.

Apesar disso, muitos deles sequer tem uma vida social, e é comum que filhos e parentes encarem essa realidade como algo comum na velhice. Por isso, é importante que essas pessoas que já alcançaram a terceira idade tenham alguém para incentivá-las a criar novos laços.

Quer saber quais são os benefícios que o namoro traz para os idosos? Confira a lista que preparamos e descubra como os relacionamentos amorosos são importantes na melhor idade!

1. Combate a depressão

A solidão é um dos principais motivos de depressão entre os idosos, assim como outros problemas relacionados à saúde mental.

Mesmo com todos os cuidados e atenção reservados a eles, é comum que se sintam solitários e até pensem ser um peso na vida dos filhos. Por isso, é tão importante que experimentem a felicidade de se apaixonar novamente por alguém.

Isso contribui para que se livrem de sentimentos depressivos, e a vida ganhe um novo significado que renove a vontade e a alegria de viver.

2. Incentiva cuidados com a saúde e aparência

Naturalmente, quando incentivados a conhecer novas pessoas, os idosos também recuperam sua autoestima e passam a se preocupar mais com a saúde e aparência

Isso pode ser muito benéfico para que eles encontrem maneiras de se sentir atraentes para conquistar alguém, como, por exemplo, atividades físicas apropriadas para a idade, assim como o interesse em investir em uma alimentação mais saudável.

3. Contribui para abandonar hábitos sedentários

Com o aumento da expectativa de vida, investir em atividades que previnem problemas de saúde e ajudam a se socializar tem sido uma receita seguida por muitos idosos, que encontram, nos relacionamentos e na busca de um novo amor, uma maneira de abandonar hábitos sedentários.

Uma dessas atividades muito procuradas por quem já chegou na terceira idade é a dança, que possui baixos riscos de lesão para seus praticantes. Além disso, os benefícios são muitos, pois a prática eleva a capacidade cardiorrespiratória, estimula a memória e, também, ajuda a evitar doenças neurológicas.

4. Ajuda a retomar a atividade sexual

Assim como em qualquer outra fase da vida, ter uma vida sexual ativa na terceira idade não só é recomendada como também traz benefícios variados para a saúde:

  • Melhora a autoestima;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Alivia o estresse;

  • Aumenta a imunidade contra resfriados e outras doenças e infecções;

  • Combate a incontinência urinária (mulheres);

  • Ajuda a dormir melhor;

  • Aumenta a liberação de endorfina, aliviando dores no corpo e de cabeça;

  • Reduz o risco de câncer de próstata;

  • Diminui o risco de infartos.

Como você pôde ver, os reflexos positivos da relação sexual na terceira idade são muitos. Mas, assim como os mais jovens, é importante orientar os idosos para que eles façam sexo seguro, com camisinha, pois também estão sujeitos a doenças sexualmente transmissíveis.

Agora que você já conhece os benefícios do namoro na terceira idade, confira, também, os benefícios da dança para os idosos!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH