5 medidas para evitar a queda de idosos

É natural que o envelhecimento traga algumas limitações e fragilidades. Por isso, devemos ter maior atenção e cuidados para evitar a queda de idosos, sobretudo para não ocasionar situações de difícil recuperação e que limitem a sua qualidade de vida.

Certos fatores podem favorecer sua ocorrência, sendo imprescindível tomar atitudes e fazer algumas mudanças para reduzir a chance de quedas e fraturas. Para se inteirar melhor sobre o assunto, não deixe de ler o post a seguir e conheça 5 medidas importantes.

1. Fazer uma vistoria nos cômodos da casa

Uma das principais causas de quedas domésticas são as condições inadequadas nos cômodos da casa que acabam facilitando algum acidente. Então, é fundamental dar mais atenção a alguns pontos como:

  • Escolher os tapetes antiderrapantes, especialmente nos banheiros;
  • Eliminar os fios aparentes ou outros objetos jogados pelo chão, deixando o caminho sempre livre;
  • Instalar barras de apoio em locais de maior necessidade, como no chuveiro;
  • Evitar armários e prateleiras muito altos, assim como o fácil acesso a escadas móveis;
  • Instalar corrimão nas escadas e fitas antiderrapantes nos degraus.

2. Controlar os exames de saúde

Muitas vezes, a queda acontece por um mal-estar momentâneo e não devido a algum fator de risco do ambiente. Inclusive, o próprio idoso pode não comentar sobre sintomas que vem percebendo e que acabam resultando em um tombo bastante prejudicial.

Portanto, não deixe de sempre conversar com ele e de manter os exames de saúde em dia, verificando se há alterações que possam afetar o seu bem-estar. Uma queda de pressão ou até mesmo a visão deficiente podem ser fatais.

Outra medida positiva nesse sentido é investir na prática de atividades físicas que contribuam para maior equilíbrio e força muscular. É comum que haja perda dos músculos e que os ossos fiquem mais frágeis nessa fase da vida, mas um bom profissional pode indicar exercícios adequados e benéficos.

3. Ficar de olho nas roupas e acessórios

Roupas compridas e alguns tipos de sapato também podem ser a causa de uma boa escorregada. Um costume comum na terceira idade é usar chinelos de dedo com meias, o que dificulta a movimentação com segurança.

Logo, sempre que puder, faça uma revisão no armário e opte por deixar disponíveis itens como calçados com sola antiderrapante, chinelos com elástico traseiro e roupas bem ajustadas ao corpo.

4. Priorizar a iluminação

O hábito de viver em um mesmo local por muitos anos tende a criar a sensação de que não é preciso acender as luzes com tanta frequência, pois o caminho já é conhecido. Mas é um engano pensar dessa maneira e, principalmente durante a noite, é aconselhável deixar uma luz próxima acesa.

Além disso, mesmo que esse não seja o caso, todos os cômodos devem ser sempre muito bem iluminados. É bom não correr o risco de colocar lâmpadas fracas que dificultem a visão, não é mesmo? Como diz aquele velho ditado: é melhor prevenir do que remediar!

5. Usar bengalas e andadores sempre que necessário

Em alguns casos, não tem outro jeito a não ser recorrer aos andadores e bengalas que ajudem o idoso a ter mais estabilidade para caminhar. Por mais que a sua vontade seja contrária, é importante fazer entendê-lo sobre a necessidade do uso.

Sobretudo para aqueles que saem de casa desacompanhados, um apoio pode fazer falta durante a caminhada. Afinal de contas, infelizmente nem todos os lugares contam com barras ou corrimões que ofereçam sustentação – é mais seguro carregar o seu próprio auxílio!

Enfim, essas são algumas medidas que podem ser adotadas para afastar a possibilidade de quedas, fraturas, machucados, entre outros prejuízos. Lembrando que, caso ocorra algum acidente, é necessário buscar atendimento profissional e redobrar a atenção em casa.

Gostou desse post? Evitar a queda de idosos é uma tarefa para todas as pessoas do seu círculo de convivência, indicando melhorias e ajudando sempre que possível. Curta nossa página no Facebook e continue acompanhando as novidades!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH