7 alimentos funcionais essenciais para o idoso

A qualidade de vida na terceira idade está ligada a vários fatores como saúde física e mental, boas relações com os familiares e amigos, atividades físicas e também um estado nutricional adequado.

Quando as funções do organismo diminuem o ritmo, prezar ainda mais por esses fatores é crucial e um dos que merecem mais destaque é, sem sombra de dúvidas, a alimentação.

Pensando nisso, falaremos um pouco sobre os alimentos funcionais e listaremos alguns essenciais para os idosos. Você verá que eles são, além de muito saborosos, grandes aliados de um estilo de vida mais saudável. Acompanhe!

O que são os alimentos funcionais?

Todos os alimentos são funcionais até certo ponto, isso porque todos fornecem sabor, aroma e algum valor nutritivo. No entanto, os alimentos estão sendo examinados e avaliados intensivamente no que diz respeito aos seus benefícios fisiológicos, que podem reduzir o risco de doenças crônicas e otimizar a saúde. A esses alimentos que além do seu índice nutricional, têm um efeito protetor no organismo, chamamos de alimentos funcionais.

Quais são os cuidados mais importantes na alimentação dos idosos?

Uma dieta equilibrada é garantia de um envelhecimento saudável, no entanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Quando ficamos mais velhos, alguns pontos do nosso organismo sofrem mudanças fisiológicas e, assim, requerem mais atenção como: sistema imune, cardiovascular, digestório, ósseo e mental.

Uma maneira de garantir que eles terão um bom funcionamento por mais tempo é adotar uma dieta que contenha:

  • Carboidratos complexos;
  • Frutas e legumes frescos;
  • Baixo teor de sal e gorduras saturadas;
  • Baixa quantidade de açúcares refinados;
  • Gorduras boas;
  • Fontes de proteína animal;
  • Fontes de proteína vegetal.

Quais alimentos funcionais são essenciais na terceira idade?

Com base na lista acima, separamos 7 alimentos funcionais que são essenciais para o idoso:

1. Aveia.

A aveia possui componentes funcionais como o ß-glucano e alguns fitoquímicos chamados saponinas. Eles ajudam na redução do colesterol total e LDL (gordura ruim), contribuindo assim na diminuição da pressão arterial.

2. Suco de uva

O suco de uva é rico em resveratrol, um elemento funcional importantíssimo para a saúde do coração. O ideal é que o suco seja 100% natural e sem conservantes, do contrário não terá o mesmo efeito.

3. Tomates

O licopeno é um constituinte de todos os alimentos de coloração avermelhada, como o tomate. Sua principal função é reduzir as chances do desenvolvimento de alguns cânceres e doenças cardíacas. Então, vá logo preparar aquela salada ou aquele molho delicioso.

4. Iogurte

Os iogurtes naturais são ricos em probióticos e, por isso, considerados alimentos funcionais. Essas bactérias boas presentes no laticínio contribuem para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, aumentam a imunidade e ajudam na saúde dos ossos.

5. Castanhas

As castanhas, por sua vez, contam com uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (gorduras saudáveis) e vitamina E (antioxidante). Elas combatem as doenças coronarianas e devem estar presentes nas mais diversas preparações como saladas, vitaminas e iogurtes.

6. Peixes

Os peixes, principalmente os oleosos, são essenciais para uma dieta na terceira idade. Eles contêm ácidos graxos ômega-3 (DHA e EPA), ajudando no combate das doenças cardíacas, na redução dos triglicérides e no combate a doenças mentais como a depressão. Espécies como atum, cavala e salmão são as mais indicadas.

7. Soja

As leguminosas são ótimas fontes de proteína vegetal e um dos alimentos mais versáteis deste grupo é a soja. Ela possui fitoquímicos como as isoflavonas e a genisteína, reduzindo o colesterol total, ou seja, grande aliada do seu sistema circulatório.

Adotar hábitos que contribuam para uma vida mais saudável é essencial para uma velhice tranquila e duradoura. Esperamos que esse artigo sobre os alimentos funcionais lhe seja útil e te inspire a se alimentar melhor. Gostou dessas dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH