Alzheimer: 5 sinais que merecem seu alerta máximo

O Alzheimer vem afetando diversas pessoas em todo o mundo. É uma enfermidade neurodegenerativa, ou seja, leva à redução das funções intelectuais, com o declínio da capacidade dos indivíduos afetados nas relações sociais e no trabalho.

O Alzheimer evolui aos poucos, provocando uma deterioração progressiva, lenta e irreversível nas pessoas afetadas. Apesar de ser uma enfermidade conhecida, em geral, o seu diagnóstico é tardio, o que prejudica o tratamento.

O grande problema da doença está na dificuldade em se identificar os sintomas, pois ela acomete principalmente idosos, que associam os sinais do Alzheimer à idade. Por isso, é fundamental se ter um diagnóstico preciso e breve.

No post de hoje, citaremos 5 sintomas do Alzheimer que poderão auxiliar no reconhecimento precoce da doença. Acompanhe!

Sintomas do Alzheimer

Como o Alzheimer possui inúmeros sintomas, iremos citar somente os mais comuns. Vale ressaltar que é preciso ter atenção à manifestação dos mesmos, a fim de possibilitar o devido tratamento, evitando, assim, a progressão da doença. São eles:

Esquecimentos

A perda de memória é o primeiro sintoma associado ao Alzheimer. Grande parte dos indivíduos afetados por essa doença não consegue se lembrar de pequenos detalhes, como nomes de pessoas que convivem diariamente, números de telefone e onde deixaram objetos pessoais. Esse sintoma não é frequente, ou seja, pode se manifestar esporadicamente. Por isso, não é consistente para que o Alzheimer seja detectado.

Dificuldades em executar tarefas rotineiras

Outro sintoma recorrente em indivíduos com Alzheimer é a dificuldade em realizar tarefas básicas, que, por hábito, são realizadas frequentemente, como escovar os dentes, calçar os sapatos, fazer compras e pagar contas. Além disso, algumas pessoas perdem a capacidade de lidar com números.

Alterações constantes de humor

É comum em pessoas que sofrem de Alzheimer alterações frequentes de humor, mudando totalmente o comportamento em um curto período de tempo. A ansiedade e agitação são os principais sinais. Eles ocorrem devido à confusão, medo e pressão que o doente sente recorrentes da doença. Um indivíduo com Alzheimer pode passar do estado calma para o de raiva em questão de minutos, sem nenhum motivo aparente.

Problemas na percepção de imagens visuais

A maioria das pessoas passa a ter problemas de visão quando chegam à velhice. Então, como relacionar essa adversidade ao Alzheimer? Os pacientes afetados pela doença possuem maiores dificuldades, como a visualização de imagens, cálculo de distâncias ou percepção de cores. Para se ter uma ideia de como a visão é afetada pela enfermidade, o indivíduo doente não reconhece sequer sua imagem refletida no espelho.

Perda de noção do espaço

A percepção do tempo e espaço é uma das dificuldades mais graves das pessoas afetados pelo Alzheimer. Eles ficam perdidos com facilidade, mesmo em locais onde circulavam com frequência. Algumas vezes, não se recordam do lugar onde moram. Além disso, perdem a noção de datas e da passagem do tempo.

Percebeu como é importante identificar com antecedência os sintomas do Alzheimer? O diagnóstico da doença não é uma tarefa simples, por isso, quanto antes for identificada, melhor será o tratamento. Portanto, assim que os sinais do Alzheimer foram percebidos, deve-se procurar um médico.

Conhece mais algum sintoma que não citamos aqui? Então, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

 

One Comment

  1. Eu absolutamente amo blog… Grandes cores e tema.
    Você criar este site você mesmo? Por favor responda quando
    volto querendo criar meu próprio site e quer sabe onde você pegou isso de ou
    exatamente o que o tema é chamado. Saúde!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH