Conheça os melhores exercícios físicos para a terceira idade

A expectativa de vida do brasileiro aumentou e hoje, há muito mais idosos vivendo em sociedade do que a décadas atrás. Contudo, esse é um grupo que precisa de mais atenção quando a questão é saúde, afinal, existem doenças próprias da idade como as cognitivas, ósseas e articulares, que devem ser observadas com mais cuidado.

Para evitar o aparecimento de problemas de saúde e garantir dias de mais bem-estar e qualidade de vida para os idosos, uma boa solução é investir em exercícios físicos! O ideal é que cada idade realize atividades físicas compatíveis com o que seu corpo suporta, por isso, fizemos uma lista com as melhores práticas de exercícios físicos para idosos. Confira!

Exercícios físicos para idosos: escolha o seu preferido

Caminhada

Essa é uma excelente opção para aqueles que sempre foram sedentários, mas que decidiram melhorar a qualidade de vida através dos exercícios. É a atividade física perfeita para quem gosta de bater papo ao ar livre e manter a saúde em dia ao mesmo tempo. A prática da caminhada ajuda o sistema circulatório e ainda prepara seu corpo para exercícios mais intensos.

Hidroginástica

Ainda que você não saiba nadar, a hidroginástica pode ser tornar um exercício excelente. As principais vantagens desse exercício são o fortalecimento muscular e também uma melhora no sistema respiratório. A hidroginástica é um exercício que gera o mínimo de impacto entre as articulações, já que a água funciona como um amortecedor por conta de suas propriedades físicas.

Natação

Eis aqui um ótimo exercício para quem quer perder alguns quilos a mais e ainda fortalecer a musculatura, melhorar o sistema cardiorrespiratório e proteger as articulações. É uma excelente atividade física para quem possui artrite ou artrose.

Musculação

Engana-se quem acredita que a musculação é indicada apenas para os jovens! Esse tipo de prática física é também excelente para os idosos, pois ajuda tanto no tratamento, quanto na prevenção da osteoporose. Uma vez que a tração exercida pela carga ao músculo aumenta a absorção de cálcio pelos ossos. Isso sem falar no fortalecimento muscular, que é de extrema importância para manter as doenças musculares e articulares bem distantes.

Dança

Além de ser um excelente passatempo e diversão para muitos, a dança é o tipo de exercício que consegue oferecer fortalecimento muscular, coordenação motora e outros benefícios de ordem física.

É o tipo de hábito que melhora, e muito, o sistema cognitivo. Além de você conhecer novas pessoas e se socializar mais, o fato de ter que aprender novos passos consegue criar novas sinapses no cérebro, aumentando a atividade neurológica e exercitando a mente.

Pilates

Essa é uma modalidade de exercício que consegue trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, especialmente a região do Core. Ela é a grande responsável pela manutenção do nosso equilíbrio evitando quedas. O Pilates também aumenta a coordenação motora e ajuda o paciente a respirar com mais qualidade, melhorando, assim, as trocas gasosas dentro do pulmão.

Bicicleta

Pedalar é um excelente exercício, especialmente para o fortalecimento dos membros inferiores. Isso ajuda a evitar as quedas, que ocorrem com mais frequência nos idosos, justamente devido à fraqueza muscular própria da idade.

Se inscrever num grupo de ciclistas da sua cidade pode ser uma ótima pedida para o corpo e a mente!

O que levar em consideração na hora de escolher um exercício

Na hora de escolher um exercício para praticar, o mais importante é garantir que ele seja prazeroso e compatível com sua capacidade física. Além disso, é essencial que se tenha, também, um bom profissional para orientá-lo durante à prática. Por isso, procure sempre um serviço de qualidade e que traga segurança. Afinal de contas, a nossa saúde é o que temos de mais precioso, não é mesmo?

Que tal compartilhar essas dicas de exercícios físicos para idosos com seus amigos nas redes sociais? Quem sabe eles não se animam e passam a praticar exercícios juntos com você?

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH