Saiba os 4 benefícios da dança na terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida, a atenção com a nossa saúde deve ser redobrada, para que possamos envelhecer da melhor maneira possível. Além de manter uma boa alimentação, as consultas e os exames em dia, praticar atividades físicas que sejam prazerosas é fundamental para um maior bem-estar e qualidade de vida. 

Dentre os melhores exercícios físicos para os idosos, a dança na terceira idade é um ótimo passatempo que ainda promove diversos benefícios para o corpo e a mente. Conheça a seguir 4 deles:

1. Melhora o condicionamento físico

Evitar uma vida sedentária e manter o condicionamento físico ativo traz inúmeras vantagens. A dança é um exercício de baixo impacto, mas que requer movimentação constante, ajudando na queima de calorias, coordenação motora, funcionamento do coração, além de contribuir para um melhor equilíbrio e menor risco de quedas.

O alongamento, que normalmente faz parte das aulas, também é importante para que o idoso mantenha seu corpo flexível e menos propenso às dores musculares. 

2. Estimula o convívio social

As aulas de dança na terceira idade são excelentes oportunidades para conhecer novas pessoas, trocar experiências e fazer amizades. Os familiares muitas vezes têm uma rotina atarefada, sendo interessante que o idoso tenha seus compromissos e atividades que ocupem o seu tempo, e ao mesmo tempo, sejam prazerosas. 

Motivar as relações sociais nesta fase de vida é essencial para que a solidão não desencadeie outros problemas. Conviver com outras pessoas, dar e receber afeto, pode ajudar a garantir uma velhice mais feliz e saudável. Além disso, possibilita outras oportunidades como encontros e viagens com o grupo.

3. Desperta o aprendizado e a memória

Ao contrário do que muitos acreditam, a terceira idade também é época de descobrir e se dedicar a novos talentos – isso não é “coisa de jovem”! Aprender a tocar um instrumento, fazer artesanato ou algum esporte, assim como a dança, estimula o cérebro, reforça o raciocínio e trabalha a memória.

Decorar passos e coreografias, letras e ritmos de músicas, garante a sensação de dever cumprido e a percepção de evolução a cada aula. Os ritmos mais animados como o forró e a salsa costumam atrair muitos alunos, contagiando o ambiente com alegria.

4. A dança na terceira idade melhora a autoestima

Realizar uma atividade aeróbica com frequência estimula o cérebro a liberar serotonina, endorfina e dopamina, hormônios ligados à sensação de prazer e relaxamento. Com isso, sintomas como estresse e depressão são amenizados, proporcionando bem-estar e melhora da autoestima. 

A sensação de liberdade e aprendizado ainda colabora para a autoconfiança, servindo de estímulo para a superação de novos desafios. Sentir-se vivo, útil e capaz, faz toda a diferença para uma melhor qualidade de vida, com mais disposição para continuar se cuidando e aproveitando cada dia.

Enfim, a dança é um exercício completo que trabalha não só o corpo como a mente, beneficia a saúde e afasta doenças e preocupações comuns nesta fase de vida!

Gostou das dicas sobre a dança na terceira idade? Que tal fazer uma aula para experimentar? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e incentive também os seus amigos!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH