Serviços Especializados de Acompanhamento
Nossos profissionais passam a ser a referência da família junto ao hospital ou outra instituição de saúde, observando cada detalhe dos cuidados realizados e auxiliando na realização destes, sempre que permitido.
Exemplos de atuação de nossos profissionais:
Acompanhamento Durante a Internação Hospitalar
- Anotar o horário da administração de medicações;
- Auxiliar na higiene e conforto do paciente;
- Registrar o horário da visita médica e orientações fornecidas;
- Registrar as terapias realizadas pela equipe multiprofissional;
- Auxiliar na transferência do paciente da cama para cadeira de banho ou cadeira de rodas e mudança de posição na cama (para evitar escaras e úlceras de pressão), sempre com prévia autorização e respeitando os protocolos do hospital;
- Auxiliar na alimentação do paciente;
- Ser um apoio para acionar rapidamente a equipe de enfermagem do hospital, em caso de necessidades.
Acompanhamento Durante a Realização de Exames Especiais
- Servir de companhia antes, durante e depois de um exame complexo, onde o paciente precise ser sedado ou que para se realizar o exame, seja exigido o acompanhamento de um responsável, por se fazer necessária a utilização de substâncias como “contraste”, materiais radioativos, entre outros, que podem provocar reações indesejadas;
- Após o paciente ter se recuperado da realização do exame, acompanha-lo até sua residência, para assegurar que o mesmo está em perfeitas condições de ficar sozinho;
- Tranquilizar aos familiares quanto ao procedimento realizado e do bem estar do seu ente querido, entre outros.
Acompanhamento em Passeios ou em Viagens
Dispomos de profissionais que podem acompanhar o paciente em viagens e realizar cuidados técnicos, como:
- Aplicação de medicamentos subcutâneos, como insulina, anticoagulantes e similares;
- Administração de medicamentos intravenosos;
- Realização de pequenos curativos;
- Ajuda para locomoção e mobilização, entre outros.
No caso da administração de medicações, esta será feita por profissional habilitado, mediante a prescrição médica, de acordo com a necessidade do cliente e sua família.
Quando necessário, podemos dispor de médicos ou outros profissionais de saúde para acompanhar o traslado de pacientes de uma cidade ou país para outro.
A sociedade está mudando, as famílias estão cada vez menores e nem sempre dispomos de alguém que possa nos representar em situações delicadas, mas mesmo assim queremos nos fazer presentes junto a um familiar.
Nosso serviço faz com que a família tenha certeza de que seu ente querido está sempre acompanhado por alguém capacitado, que conta com uma equipe de profissionais de saúde, totalmente disponíveis e prontos para ajudá-lo, sempre que necessário. Dessa forma, a família terá a menor mudança possível na sua rotina e com a certeza de ter alguém o representando, sempre.
Nossos profissionais são preparados para interagir com a equipe técnica que está responsável pelo paciente na instituição de saúde, observando e registrando cada detalhe. A atenção do profissional é integralmente destinada ao paciente, fazendo com que ele tenha sempre a certeza de ter alguém preocupado com sua recuperação e lhe fazendo companhia.
Como se dará o início da prestação de serviços e detalhes da contratação:
Mediante a solicitação do cliente, a VidaLar enviará um orçamento de preços, baseado na quantidade de horas de atendimento e programa escolhido. A quantidade de horas de atendimentos podem variar de 3 a 24 horas por dia, inclusive em períodos somente diurnos ou noturnos.
Após a pré aprovação do orçamento enviado, a VidaLar agendará, sempre que possível e aplicável, uma visita com o responsável, no local onde está o paciente. O objetivo desta visita é realizar uma avaliação da condição de saúde do paciente e entender detalhadamente as necessidades do mesmo, bem como as necessidades e expectativas do familiar ou responsável. Todos os detalhes levantados constarão no Diário do Cuidador, para que sirva com um facilitador para o dia a dia do atendimento.
Esta avaliação gerará um relatório, denominado “Relatório de Avaliação” e poderá ser enviado ao familiar ou responsável, se solicitado.
O objetivo deste relatório é trazer o máximo de informações sobre o paciente, um pouco de sua história, necessidades de cuidado entre muitas outras informações. Com isso, a equipe interna da VidaLar poderá, além de conhecer o paciente, selecionar os profissionais mais adequados, sempre com respeito às solicitações e orientações específicas da família.
Paralelamente a isso, será enviada uma minuta de contrato padrão, elaborada pela área jurídica da VidaLar. Esta minuta de contrato poderá ser alterada se assim o familiar ou responsável pela contratação desejar, sempre com o aval da área jurídica.
Os detalhes relativos às condições comerciais, prazos de vigência e informações sobre a prestação de serviço e cancelamento deste, estarão disponíveis no referido contrato.
Após o aceite do contrato, será enviado um boleto para pagamento do serviço a ser prestado. O pagamento também poderá ser realizado através de transferência bancária ou cartão de crédito. Caso, por alguma razão, a prestação do serviço seja interrompida, por exemplo, em razão de alta do paciente, o valor dos serviços ainda não prestados será estornado. Detalhes sobre este tópico constarão no contrato previamente assinado.
Após a confirmação do pagamento, a VidaLar disponibilizará a equipe que cuidará do paciente, mediante escala previamente informada ao responsável pela contratação.
Ao final de cada período de atendimento, será enviada preferencialmente através de e-mail, a Nota Fiscal de Serviços relativa ao período.
Todas as pessoas disponibilizadas para a prestação de serviços são funcionários devidamente registrados pela VidaLar. Em casos específicos, podem ser disponibilizados prestadores de serviço, como médicos, por exemplo. É direito da família ou do responsável, solicitar o comprovante de recolhimento do fundo de garantia e do INSS do funcionário. Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias são de responsabilidade da VidaLar.
Selecionaremos e disponibilizaremos sempre as melhores pessoas para a prestação de serviço, entretanto, é direito da família solicitar a substituição de algum profissional. Neste caso, os prazos para efetivação da substituição devem ser respeitados, todavia, é um compromisso da VidaLar que esta solicitação seja atendida sempre no menor prazo possível.