Serviços de Cuidador
Higiene oral e corporal;
Cuidados com a pele;
Cuidados com a aparência e vestuário;
Preparo da refeição e auxílio para alimentação;
Prevenção de riscos de acidentes domésticos;
Limpeza e organização do ambiente do paciente;
Acompanhamento em passeios, consultas médicas, exames e outros;
Controle e administração de medicamentos via oral, de acordo com uma prescrição médica, quando aplicável;
Aferição de sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, entre outros;
Auxílio na transferência do paciente da cama para cadeira de banho ou cadeira de rodas e mudança de posição na cama (para evitar escaras e úlceras de pressão);
Organização da agenda de consultas médicas, exames, eventos sociais, datas mais importantes, entre outros.
Todas as ações dos cuidadores são registradas em um diário que funciona como um prontuário médico. Este documento é extremamente importante para que o responsável pelo paciente possa ter fácil acesso a todos os cuidados que foram realizados com este, bem como analisar a evolução do mesmo. Também é importante para que a equipe multiprofissional que acompanha o paciente, possa efetuar os registros das atividades prescritas e a realização dessas. Além dos registros da evolução de saúde, o Diário do Cuidador possui espaço para o registro de passeios, saídas e atividades culturais. É feito também o registro de visitas recebidas. São anotadas em uma escala com o grau de humor do paciente. Tudo isso para que o familiar ou responsável fique tranquilo em relação aos cuidados e atenção dispensada ao seu ente querido.
Como se dará o início da prestação de serviços e detalhes da contratação:
Após a pré aprovação do orçamento enviado, a VidaLar agendará uma visita com o responsável, no local onde está o paciente. O objetivo desta visita é realizar uma avaliação da condição de saúde do paciente e entender detalhadamente as necessidades do mesmo, bem como as necessidades e expectativas do familiar ou responsável. Todos os detalhes levantados constarão futuramente no Diário do Cuidador, para que sirva com um facilitador para o dia a dia do atendimento.
Esta avaliação gerará um relatório, denominado “Relatório de Avaliação” e poderá ser enviado ao familiar ou responsável, se solicitado.
O objetivo deste relatório é trazer o máximo de informações sobre o paciente, um pouco de sua história, necessidades de cuidado entre muitas outras informações. Com isso, a equipe interna da VidaLar poderá, além de conhecer o paciente, selecionar os profissionais mais adequados, sempre com respeito às solicitações e orientações específicas da família.
Paralelamente a isso, será enviada uma minuta de contrato padrão, elaborada pela área jurídica da VidaLar. Esta minuta de contrato poderá ser alterada se assim o familiar ou responsável pela contratação desejar, sempre com o aval da área jurídica.
Os detalhes relativos às condições comerciais, prazos de vigência e informações sobre a prestação de serviço e cancelamento deste, estarão disponíveis no referido contrato.
Após o aceite do contrato, será enviado um boleto para pagamento do serviço a ser prestado. O pagamento também poderá ser realizado através de transferência bancária ou cartão de crédito. Caso, por alguma razão, a prestação do serviço seja interrompida, por exemplo, em razão de hospitalização do paciente, o valor dos serviços ainda não prestados será estornado ou poderão gerar crédito para o período posterior. Detalhes sobre este tópico constarão no contrato previamente assinado.
Após a confirmação do pagamento, a VidaLar disponibilizará a equipe que cuidará do paciente, mediante escala previamente informada ao responsável pela contratação.
Ao final de cada período de atendimento, será enviada preferencialmente através de e-mail, a Nota Fiscal de Serviços relativa ao período.
Todas as pessoas disponibilizadas para a prestação de serviços são funcionários devidamente registrados pela VidaLar. Em casos específicos, podem ser disponibilizados prestadores de serviço, como médicos, por exemplo. É direito da família ou do responsável, solicitar o comprovante de recolhimento do fundo de garantia e do INSS do funcionário. Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias são de responsabilidade da VidaLar.
Selecionaremos e disponibilizaremos sempre as melhores pessoas para a prestação de serviço, entretanto, é direito da família solicitar a substituição de algum profissional. Neste caso, os prazos para efetivação da substituição devem ser respeitados, todavia, é um compromisso da VidaLar que esta solicitação seja atendida sempre no menor prazo possível.