Aprenda a cuidar da saúde do idoso durante os dias frios

Nem sempre as temporadas mais frias do ano — sejam elas fora de época ou pontuais — são tão bem recebidas. Para a saúde do idoso, então, as temperaturas baixas tendem a aumentar a preocupação e os cuidados que devemos tomar, pois nessa época é comum o surgimento de vários problemas de saúde, como a hipotermia (condição em que ocorre queda na temperatura do corpo) e até mesmo queimaduras na pele.

Quer saber como se proteger adequadamente contra os dias frios para garantir a saúde do idoso? Então continue lendo e confira as dicas que selecionamos neste post!

Agasalhe-os dentro e fora de casa

Dentro de casa, você não deve economizar no uso de cobertas, cachecóis e agasalhos para proteger o idoso do frio. Mas isso não basta, e algumas outras dicas são bastante úteis para evitar que eles passem frio no conforto do lar:

  • evite deixá-los próximos às correntes de ar que transitam pela casa;
  • use bolsas com água quente sob as cobertas, para ajudar a manter elevada a temperatura durante a noite;
  • deixe cobertas sempre por perto, pois elas são ótimas para reter o calor do corpo.

E, ao sair para um passeio, redobre os cuidados — afinal de contas, a pessoa idosa é mais suscetível a temperaturas mais baixas. Convém, inclusive, buscar alternativas para que o idoso faça exercícios sem se expor ao frio, como caminhadas pelo shopping, por exemplo.

Acelere o tempo de banho deles

Não se engane: a saúde do idoso não vai ser melhor se a água que sai do chuveiro estiver tão quente quanto um dia de verão na praia. Em temporadas de frio, o ideal é equilibrar a temperatura — nem muito quente, nem gelada.

Além da temperatura, agilize também o tempo do banho, para que o idoso não se exponha muito à friagem quando sair. É bom lembrar que, para quem tem pouco tempo para cuidar da rotina e também da saúde do idoso, convém idealizar a contração de cuidadores profissionais.

Vacine-os para fortalecer a imunidade

Como os dias de temperaturas baixas são, praticamente, convites à proliferação de bactérias e vírus, é fundamental levar o idoso ao posto de saúde para mantê-lo em dia com as vacinas. Nessas épocas do ano, privilegie as vacinas contra gripe e pneumonia. Sem dúvidas, essa é uma excelente medida para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.

Intensifique os cuidados com a pele

O frio também agride a pele do idoso, o que pode ocasionar ressecamentos e até mesmo as já citadas queimaduras de frio. Por isso, proteja-o com o uso de hidratantes sempre que sentir necessidade, pois isso ajuda a proteger a pele, evitando que ela fique com aspecto seco e quebradiço.

Grave números de emergência no celular

Além das comuns dificuldades de locomoção, preocupações múltiplas com hipotermia e outros riscos potencializados com o frio, a respiração também é um fator que merece atenção em relação à saúde do idoso.

Caso ele apresente desorientação mental, calafrios ou dificuldades para respirar, é bom contar com números de emergência à mão para facilitar o resgate. E lembre-se: caso você não conte com conhecimento técnico de enfermagem, busque orientação com os paramédicos — não tente medicar o idoso por conta própria!

Garanta a saúde do idoso com uma boa nutrição

Com a ausência dos raios solares para nutrir o idoso com vitamina D, por exemplo, convém uma visita ao nutricionista para encontrar maneiras de complementar sua dieta. Alguns alimentos que caem bem no dia a dia — não apenas dos idosos, inclusive — são os peixes e bifes de fígado. E, claro, bebidas quentes criativas e saborosas, como sopas e caldos, são sempre-bem-vindos no cardápio!

Gostou do post? Viu como você pode fazer muito pela saúde do idoso nos dias mais frios do ano? Aproveite agora e nos siga em nossas redes sociais para conhecer outras dicas úteis como essas e saber um pouco mais sobre como cuidar adequadamente da pessoa idosa!

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH