Síndrome do ninho vazio: como ajudar o idoso nessa situação

Para muitos pais, a partida dos filhos deixa um enorme vazio na vida – uma ferida aberta. Privados do contato diário com os filhos, alguns experimentam fortes sentimentos de solidão, dor e perda. Independentemente de ser homem ou mulher, em geral os pais se sentem abatidos, deprimidos, e alguns até sofrem com sentimentos de culpa. Isso é o que chamamos de “Síndrome do Ninho Vazio”. 

Sintomas da Síndrome do Ninho Vazio

Por mais inevitável e natural que seja a partida dos filhos, quando ela acontece de fato, pode ser difícil encarar. Veja abaixo alguns sintomas que podem indicar se você sofre da Síndrome do Ninho Vazio.

Sentimentos de solidão e inutilidade

Especialmente a mãe, que por anos se dedicou quase que integralmente a cuidar dos filhos, sente-se inútil. Com a saída dos filhos, algumas sentem como se não tivessem mais o que fazer.

Ansiedade e depressão

Com a saída dos filhos, alguns apresentam um quadro depressivo, perdendo o interesse por atividades do cotidiano e até abrindo mão do cuidado pessoal.

Intromissão

Outro sintoma comum em alguns pacientes é querer se envolver demais na rotina dos filhos que já saíram de casa. Alguns querem passar o dia na casa deles e se intrometem em suas decisões, o que acaba gerando muitos problemas. 

Como superar o problema

Apesar dos fortes sentimentos envolvidos, não esqueça que a vida continua. Com algumas dicas, é possível levar uma vida feliz e significativa, mesmo com o “ninho vazio”. Veja algumas delas.

1. Enfoque positivo

Se você se sente triste, solitário ou tem necessidade de desabafar e falar de seus sentimentos, faça isso sem demora. Além disso, não encare a partida como uma perda, mas como uma conquista. Ver os filhos crescerem e se tornando adultos responsáveis é motivo de alegria, não de tristeza.

2. Vocês ainda são pais!

Embora a partida dos filhos marque uma grande mudança em sua vida, isso não significa que a tarefa de vocês como pais terminou. Mesmo na idade avançada, você pode exercer uma grande influência na vida de seus filhos. Naturalmente, isso exigirá alguns ajustes. Assim, agora que seus filhos cresceram, relacione-se com eles em um nível mais adulto. Curiosamente, em muitos casos, o relacionamento entre pais e filhos melhora depois que os filhos saem de casa. Alguns passam a valorizar ainda mais os pais quando eles mesmos têm os seus próprios filhos. 

3. Renove os vínculos conjugais

Muitos casais encontram no “ninho vazio” a oportunidade para reforçar os laços conjugais. O tempo e o esforço despendidos na criação dos filhos podem ser tão monopolizantes que muitos casais negligenciam a própria relação. Estando livres das obrigações diárias como pais, vocês agora terão mais tempo um para o outro. Além disso, com a saída dos filhos, alguns casais ficam financeiramente mais livres, podendo reassumir passatempos que foram adiados.

4. Mantenha contato

A sensação de solidão e abandono pode ser atenuada se você fizer contanto constante com os filhos que saíram de casa. Caso não saiba, aprenda a receber e enviar e-mail. Use um  telefone com acesso à internet e aprenda a usar aplicativos de mensagens instantâneas.

5. Cuide-se

Invista em hábitos que podem lhe proporcionar saúde e bem-estar. Práticas como exercícios físicos, alimentação balanceada e cuidados com o corpo não só contribuem para a saúde física, mas promovem o equilíbrio emocional.

A Síndrome do Ninho Vazio pode ser um desafio em sua vida, mas não esqueça que, apesar disso, sua vida pode ser atarefada, gratificante e feliz. A vida não acaba com a partida dos filhos. É apenas um ciclo que vai continuar.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como promover o bem-estar dos idosos? Veja nosso artigo sobre yoga na terceira idade e descubra os benefícios que essa prática saudável pode trazer a eles!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH