5 dicas dos melhores alongamentos para a terceira idade

Cuidar da saúde não quer dizer apenas manter os exames de rotina em dia, não é mesmo? Cultivar bons hábitos faz toda a diferença para envelhecer com uma boa qualidade de vida. E, neste contexto, os alongamentos para a terceira idade, por exemplo, trazem ótimos benefícios.

Manter o corpo ativo é fundamental, sobretudo nessa fase de vida em que há maior propensão à perda de massa muscular, quedas e lesões. A seguir, conheça as melhorias proporcionadas pela atividade e ainda algumas dicas para alongar-se mesmo em casa.

Principais vantagens da prática de alongamentos na terceira idade

Assim como qualquer atividade física, a prática regular do alongamento é capaz de beneficiar todo o organismo. Mas a frequência é determinante para a percepção de resultados, ou seja, não vale fazer um dia e esquecer nos outros.

A ideia é criar uma disciplina, separando um horário apropriado todos os dias para praticar. Dentre as principais vantagens estão:

  • Aumento da flexibilidade dos músculos e articulações;

  • Melhor circulação sanguínea;

  • Disposição e bem-estar no dia a dia;

  • Maior amplitude dos movimentos, reduzindo dores ao agachar ou pegar um objeto no alto, por exemplo;

  • Prevenção de lesões musculares;

  • Melhora do equilíbrio corporal e coordenação motora.

Exemplos de alongamentos para a terceira idade

O ideal é que qualquer exercício físico seja acompanhado por um profissional especializado na área, sobretudo na terceira idade, evitando complicações e movimentos errados que possam ser prejudiciais.

Porém, alguns exemplos podem ser repetidos em casa, sempre com muita cautela. Basta seguir com atenção as seguintes dicas de passo a passo:

1. Exercício 1

Fique em pé com as pernas um pouco afastadas e passe o braço por cima da cabeça, até alcançar a orelha do outro lado. Então, puxe suavemente a cabeça para o lado do braço levantado, por aproximadamente 15 segundos, e depois repita com o lado inverso.

2. Exercício 2 

Sente no chão (ou em um colchonete, de preferência) e mantenha as pernas esticadas frente ao corpo. Estique os dois braços tentando levar as mãos até a ponta dos pés. Tente permanecer esticado de 30 a 60 segundos.

3. Exercício 3

Deite com a barriga para cima e puxe uma das pernas junto ao corpo, flexionando o joelho e segurando-o com as mãos. Depois de cerca de 30 segundos, repita o exercício com a outra perna.

4. Exercício 4 

De pé, estique os braços para cima e entrelace os dedos de uma mão na outra, com as palmas voltadas para o teto. Não descanse os braços e mantenha-os bem esticados por 30 segundos.

Esse exercício também pode ser feito sentado, mas se quiser dar uma força para o equilíbrio corporal, continue fazendo de pé e adicione repetições de levantamento do calcanhar — para cima e para baixo, ficando na ponta dos pés e retornando ao solo.

5. Exercício 5

Fique em pé próximo a uma parede, apoiando uma das mãos nela. Com a outra mão puxe o pé para trás, flexionando o joelho e tentando encostar o pé no bumbum. Permaneça por 40 segundos e faça o mesmo movimento com a outra perna.

Enfim, repetindo cada exercício cerca de 5 vezes, seu corpo estará mais alongado e, aos poucos, será possível começar a notar melhorias no dia a dia. É bom lembrar que todos devem ser feitos com esforço, mas caso haja dores fortes ou outro sintoma, é melhor procurar orientação profissional.

Aprendeu mais sobre alongamentos para a terceira idade? Não fique parado e comece hoje mesmo! Se já experimentou e conseguiu perceber benefícios ou ainda restou alguma dúvida, deixe um comentário e conte para a gente!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH