Quem tem a sorte de viver bastante pode necessitar de certa ajuda nos seus últimos anos de vida por conta das limitações que vêm com o tempo. Cuidar das pessoas que amamos quando elas chegam nessa fase da vida exige certos conhecimentos e macetes para tornar os dias de um idoso debilitado mais agradáveis, proporcionando a ele a melhor qualidade de vida possível.
Se você está cuidando de um paciente em idade já avançada e precisa de instruções para aprender a ajudar um idoso na hora de ele usar o banheiro, continue sua leitura. Listamos algumas dicas essenciais para o uso da comadre (feminino) e do marreco (masculino).
1. Converse com o paciente
Imagine-se na situação do paciente. O momento de utilizar o banheiro é muito íntimo e é assim que somos ensinados a fazer nossas necessidades físicas: de maneira reservada e discreta. De repente você chega em uma fase da vida em que necessita de auxílio de familiares ou enfermeiros para poder urinar ou evacuar, coisas que são muito simples quando gozamos de saúde e vitalidade.
O fato de necessitar de ajuda, portanto, pode parecer muito penoso e constrangedor para a maioria dos pacientes. Vem daí a importância de conversar com ele antes de iniciar o procedimento de ajuste do equipamento médico em seu corpo. Procure sempre utilizar o bom humor e deixe claro que todos nós humanos chegaremos a essa fase da vida, pelo menos aqueles que tiverem a sorte de viver por muitos anos.
Explique como será o procedimento e deixe caro que você está ali para ajudá-lo de bom grado. Pergunte se ele quer privacidade para poder fazer suas necessidades e volte em seguida para fazer o recolhimento e higienização do paciente e do equipamento. Não esqueça de usar as luvas, tanto para sua proteção quanto do paciente.
2. Siga um passo a passo no uso dos equipamentos
Esses passos vão ajudar você a executar o procedimento de forma rápida, segura e eficiente. Confira:
-
Feche cortinas e portas para dar privacidade ao paciente;
-
Abaixe a cabeceira da cama;
-
Vista luvas descartáveis;
-
Ajude o paciente a ficar em posição suspensa;
-
Posicione a comadre ou o marreco no assoalho pélvico do paciente. Para ter certeza de que não haverá acidentes, confira se está devidamente posicionada;
-
Após ajeitar o paciente na cama, levante a cabeceira;
-
Retire as luvas e as descarte, depois lave as mãos;
-
Quando o paciente estiver pronto para usar o sanitário, dê a ele privacidade;
-
Retorne alguns minutos depois, bata na porta e pergunte se já pode entrar;
-
Lave novamente as mãos e coloque luvas novas;
-
Abaixe a cabeceira da cama;
-
Ajude o paciente a se virar para o lado;
-
Caso tenha ocorrido algum vazamento, troque imediatamente a roupa de cama/
-
Cerifique-se de que as genitais e o assoalho pélvico do paciente estão perfeitamente limpos;
-
Ajude o paciente a ficar em uma posição confortável;
-
Dê a ele toalhas umedecidas para que possa limpar as mãos;
-
Descarte o conteúdo;
-
Higienize o equipamento com água, sabão e água sanitária, depois seque-o com papel toalha e guarde em local adequado.
3. Prepare o emocional do idoso debilitado
Às vezes pode ser difícil auxiliar um idoso debilitado, sobretudo quando se trata de um membro da família com quem convivemos por toda a vida. Acompanhar o processo de envelhecimento de pessoas que costumavam cuidar da gente e passar a ser seu cuidador pode ser uma tarefa dolorida tanto para si quanto para o paciente. Isso requer um preparamento emocional de ambas as partes.
Ajudar idosos debilitados a usar o banheiro é uma das tarefas mais difíceis para os alunos de enfermagem, pois que o profissional se sente constrangidos ao iniciar o procedimento, sobretudo porque lidam com diversas pessoas novas todos os dias e é muito mais simples lidar com essa situação cuidando de apenas um paciente.
Se algum membro da sua família está necessitando desse tipo de cuidado, siga o passo a passo do procedimento que ensinamos e procure trabalhar a questão psicológica, tanto sua quanto do idoso acamado.