4 dicas fantásticas de artesanato para idosos

Sabe o tricô que ocupa longas horas da vida da sua mãe ou da sua avó? Ele não é apenas um passatempo. Estudos realizados por universidades do Brasil e do mundo mostram que atividades manuais como o tricô contribuem para a manutenção da saúde mental de pessoas mais velhas.

Por isso, cursos, oficinas e grupos de artesanato para idosos podem contribuir para que os mais velhos sintam-se bem e tenham uma melhor qualidade de vida.

Neste post, vamos listar alguns tipos de artesanato a que os idosos podem se dedicar. Antes, porém, falaremos um pouco mais sobre os benefícios destas atividades para aqueles que já atingiram a melhor idade.

Por que é bom o idoso se dedicar a um artesanato?

Primeiramente, os artesanatos são atividades manuais que trabalham habilidades cognitivas, como coordenação motora, memória, atenção e percepção. É desta forma que eles contribuem para a manutenção da saúde mental do idoso, o que, segundo uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), diminui em sete vezes o risco de os idosos desenvolverem demência.

Se a atividade for aprendida na velhice ou tiver um fim considerado “útil” (o artesanato pode ser vendido ou doado a quem tiver necessidade, por exemplo), há ainda um efeito psicológico: o idoso se sente capaz não apenas de aprender, mas de contribuir para o mundo a seu redor.

Algumas atividades, como o desenho e a pintura, ativam canais sensoriais e acabam funcionando como um recurso terapêutico que solta a imaginação e estimula a criatividade, possibilita que o idoso exponha ideias e aptidões, e ajuda a equilibrar emoções.

Além disso, se praticadas em grupo, as atividades estimulam a interação social, o que dá ao idoso uma sensação de bem-estar e contribui para evitar a depressão.

E quais são os tipos de artesanatos para idosos recomendados?

O leque de opções de atividades manuais às quais os idosos podem se dedicar é bastante grande, dependendo do gosto e das aptidões da pessoa. A seguir, listamos quatro delas:

1. Atividades com fios: tricô, crochê, bordado e macramê

As técnicas e os materiais são diferentes, mas o objetivo é produzir roupas, acessórios e artigos de decoração a partir do entrelaçamento de fios, usando agulhas ou não. Além de todos os benefícios citados, estes trabalhos podem contribuir para a lubrificação articular dos braços e ombros, já que exigem movimentação constante dessas partes do corpo.

2. Cerâmica

Na atividade, o idoso molda a argila para transformar um bloco do material em objetos de decoração, como pratos, vasos e bonecos. Atividade importante para estimular a sensibilidade tátil.

3. Mosaicos

Consiste na criação de imagens, abstratas ou não, a partir da justaposição de ladrilhos ou pequenas peças coloridas em uma superfície. Depois de prontos, os mosaicos podem ser emoldurados como quadros ou usados como tampos de mesa, por exemplo.

4. Artesanato em madeira

A atividade pode resultar tanto na produção de brinquedos quanto de objetos de decoração (de porta-retratos e móveis grandes, dependendo do objetivo e da habilidade da pessoa). Além do trabalho com a madeira (cortar, lixar, pregar), ela pode envolver pintura e patchwork, que também são atividades manuais que contribuem para a saúde mental dos idosos.

Feita a escolha, é só começar a praticar! Vale dizer que, se for o caso de aprender uma habilidade nova, cursos e oficinas de artesanato para idosos especificamente podem deixá-los mais confortáveis, pelo ritmo e pela atenção – mas isso não é regra!

Quer saber mais sobre como proporcionar bem-estar aos idosos que te cercam? Siga-nos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH