4 tipos de síndromes geriátricas

Conforme vamos envelhecendo, o nosso corpo vai se desgastando, já não ouvimos tão bem ou mesmo não conseguimos enxergar a certa distância como antes. Isso é bastante normal, mas o avançar da idade pode trazer outros problemas como as síndromes geriátricas. 

O que são as síndromes geriátricas?

O nome síndrome quer dizer um conjunto de doenças. Dessa forma, por causa da síndrome geriátrica, algumas atividades da vida diária (AVDs) ficam comprometidas prejudicando diversas funções como a autonomia e a independência. Algumas conseguem afetar o humor e a comunicação desse idoso e outras ainda podem prejudicar a compreensão e interpretação que faz parte do sistema cognitivo.

Existem síndromes que são mais comuns e afetam uma grande parcela da população idosa. Como o número desse grupo aumenta a cada dia, se faz necessário conhecer um pouco mais sobre essas patologias.

As 4 principais síndromes geriátricas

Incapacidade cognitiva

Resulta de um mau funcionamento das estruturas encefálicas superiores, mas o idoso só pode ser diagnosticado com incapacidade cognitiva se esse comprometimento estiver causando prejuízos às suas AVD’s. As patologias que fazem parte dessa síndrome são:

  • Depressão;
  • Demência;
  • Algumas doenças mentais como a esquizofrenia;
  • Delirium.

O tratamento deve ser realizado através de medicamentos prescritos pelo médico, terapia ocupacional e fisioterapia para melhorar a sua orientação no espaço e voltar a realizar as atividades do dia a dia.

Incontinência urinária

A sua definição básica é a perda involuntária de urina e se desenvolve mais em mulheres. Pessoas jovens podem apresentar a doença, mas com o passar dos anos, ela torna-se mais presente, especialmente em mulheres com mais de 85 anos de idade.

A qualidade de vida dos portadores da incontinência pode ser melhorada através de alguns hábitos:

  • Evitar o consumo de algumas bebidas como álcool e cafeína;
  • Parar com o tabagismo;
  • Iniciar o tratamento da constipação, se houver;
  • Ingerir uma quantidade ideal de líquidos;
  • Reduzir o consumo hídrico na parte da noite;

O tratamento pode ser realizado com o uso de remédios e também com fisioterapia para o fortalecimento da região perineal. A cirurgia pode ser indicada em casos de incontinência urinária de estresse quando outros tratamentos não fizerem efeito.

Instabilidade postural

A mobilidade é uma das funções mais afetadas nos idosos e costuma ser a primeira a aparecer. A instabilidade é a maior causa de quedas em idosos, causando fraturas, às vezes graves, como as de fêmur e de quadril. Essas quedas causam temor no paciente, que fica cada vez mais preso à cama.

As primeiras providências a serem tomadas é fazer algumas modificações no ambiente onde o idoso vive. Retirar tapetes e móveis que ficam no meio do caminho, fazer pequenas rampas nos batentes das portas e colocar barras nas paredes do banheiro são excelentes formas de evitar quedas e possíveis complicações.

Nestes casos, exercícios de fortalecimento pode ajudar já que a fraqueza dos músculos é outra causa de quedas e instabilidade. Outro exercício que faz muito bem é a hidroginástica que fortalece sem causar impactos articulares.

Insuficiência familiar

Essa é uma das síndromes geriátricas mais graves enfrentadas pelo idoso: a falta de apoio familiar. Com o aumento da população idosa e a redução da taxa de fecundidade, os lares ficaram com poucos membros para acolher os seus idosos e uma parcela acaba morando em asilos onde muitas famílias não se preocupam em fazer visitas e oferecer os cuidados necessários.

Outra doença que afeta os idosos e que merece total atenção é o Alzheimer. Saiba quais são os 5 sinais mais característicos dessa doença.

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH