Manter uma vida saudável, com a prática de atividades físicas, é uma recomendação que não deixa de ser verdadeira na terceira idade. Pelo contrário: nessa fase é ainda mais importante que o idoso se movimente e mantenha o corpo ativo, garantindo o máximo de saúde e qualidade de vida.
A hidroginástica está entre as atividades mais recomendadas, oferecida por muitos clubes e academias. Se você ainda não sabe por que ela é tão popular, conheça os seus benefícios:
É uma atividade que diminui o estresse
As modificações corporais, a falta de convívio social ou a possibilidade de aumento da dependência de terceiros são fatores que podem contribuir para o aumento do nível de estresse e ansiedade de um idoso.
A hidroginástica, por sua vez, é uma forma de aliviar esse quadro, ainda que parcialmente. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Maringá com mulheres na faixa dos 36 anos mostrou que a prática regular de hidroginástica diminui os níveis de ansiedade.
Para pessoas com mais de 60 anos os resultados continuam válidos, sendo essa modalidade uma forma segura de diminuir o nível de ansiedade e de estresse.
Melhora a flexibilidade e diminui as dores
Já um levantamento realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba mostrou que mais de 70% dos idosos pesquisados possuíam situação de flexibilidade regular ou ruim. A degeneração muscular e o próprio sedentarismo contribuem para essa condição, levando a dores e a problemas futuros de mobilidade.
Os exercícios de hidroginástica são aliados para corrigir essa situação. Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, é possível trabalhar e fortalecer os músculos e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de lesões.
Além disso, a atividade melhora a densidade óssea, fortalecendo os ossos e diminuindo o risco de fraturas.
Diminui os riscos de queda
Um dos maiores riscos para idosos são as quedas. Elas podem resultar em fraturas, perdas totais ou parciais de mobilidade e até mesmo morte, já que 70% das mortes acidentais de idosos são causadas por quedas.
Diferentemente de outras opções, a hidroginástica ajuda a trabalhar o equilíbrio corporal do idoso, garantindo que ele sofra menos processos de desorientação que podem levar à queda. Além de aumentar a independência, ainda ajuda a prevenir consequências mais graves.
A hidroginástica para idosos aumenta a autoestima
A terceira idade é um período delicado para boa parte das pessoas e, com isso, muitos idosos sofrem com problemas de autoestima. O isolamento, as perdas de algumas funções do corpo e a falta de estímulos podem levar, inclusive, o idoso a desenvolver depressão.
Todas essas situações trazem riscos para a saúde: um estudo na França realizado por 10 anos mostrou que a depressão em idosos está associada a doenças coronárias e ao acidente vascular cerebral.
Nesse mesmo cenário, a hidroginástica surge oferecendo uma nova perspectiva, dando mais mobilidade e autonomia e, principalmente, estimulando as relações sociais. Como resultado, os idosos têm a autoestima elevada e mais qualidade de vida em geral.
A hidroginástica para idosos é uma atividade que faz bem para o corpo, para a mente e para a segurança, garantindo uma vida melhor. Para que o idoso possa aproveitar todos os benefícios, vale a pena estimular a prática dessa atividade. Importante lembrar: uma avaliação médica é essencial antes de iniciar os exercícios!
Gostou desse artigo? Então compartilhe e deixe mais gente por dentro do assunto!