Os benefícios do yoga para a terceira idade

A terceira idade é um estágio da vida que exige alguns cuidados, principalmente quando falamos de saúde e bem-estar – interno e externo. Por isto, a prática de exercícios físicos regulares é fundamental para garantir uma vida mais tranquila, longe dos problemas de saúde e emocionais. 

Mas, qual atividade física ideal para os idosos? O yoga pode ser uma excelente opção para quem procura uma atividade física prazerosa, leve e que promova tanto a qualidade de vida quanto a saúde física e mental dos idosos – e não somente deles! 

No post de hoje você irá conhecer os principais benefícios do yoga para a terceira idade! Acompanhe e descubra como essa atividade pode ser importante para dias mais saudáveis durante esse estágio da vida. 

Benefícios do yoga para a terceira idade

1. Fortalecimento dos ossos

A osteoporose é um dos problemas de saúde mais incidentes na terceira idade. Devido a esta condição metabólica, os ossos se tornam mais fracos, o que deixa o idoso mais suscetíveis a fraturas. 

O yoga é considerado uma das principais atividades no tratamento contra a osteoporose, pois, por se tratar de um exercício isométrico de sustentação de peso, trabalha diretamente no fortalecimento dos músculos e ossos, principalmente dos membros superiores, que são particularmente indefesos nas fraturas.

2. Prevenção contra quedas

O yoga ainda trabalha diversos exercícios que diminuem o risco de queda, muito comum na terceira idade. Entre os principais podemos destacar: 

  • Exercícios direcionado aos olhos: auxiliam na saúde da retina, contribuindo para que o idoso enxergue melhor as mudanças do ambiente como degraus e altura, além de dar mais segurança no pisar. Todos esses pontos podem reduzir consideravelmente os riscos de queda por dificuldade visual;
  • Exercícios de flexibilidade dos pés: fortalecem a articulação dos dedos e o arco do pé, o que dá mais sustentação ao idoso; 
  • Exercícios de fortalecimento muscular: manutenção da posição correta dos joelhos, nivelação da bacia e melhora das articulações dos membros inferiores; 
  • Exercícios direcionados à postura: trabalha a flexibilidade da coluna vertebral, melhorando a postura e oferecendo mais conforto e equilíbrio.

3. Redução da ansiedade e do estresse 

O yoga tem exercícios que trabalham sistematicamente a respiração e a meditação. Ambos contribuem para a melhora da qualidade de vida e redução da ansiedade, mantendo o corpo e a mente em equilíbrio. 

Além disso, a sensação de relaxamento causada por esses exercícios ainda diminuem a produção de hormônios como cortisol e adrenalina, responsáveis pelo estresse.

4. Melhora da capacidade cognitiva e memória

Na terceira idade, o sistema cognitivo também precisa ser exercitado. O Journal of Physical Activity and Health, em 2013, publicou um estudo que aponta que apenas vinte minutos de yoga diários já são suficientes para potencializar as capacidades cognitivas, melhorando a concentração do indivíduo. 

E mais uma vez este benefício se dá graças aos exercícios de respiração e meditação que promovem a redução da ansiedade e estresse. Como resultado podemos observar a melhora da capacidade de concentração, memória e fortalecimento do sistema cognitivo como um todo.

5. Integração do corpo e da mente 

Mais do que trabalhar o corpo, o yoga exercita uma dimensão além do superficial: o espiritual. Ela promove a aproximação de cada um do seu “eu” verdadeiro, por meio de exercícios de meditação, e expansão corporal e energética, colocando corpo e mente em equilíbrio e integração, e reduzindo os riscos de depressão e isolamento social

E os benefícios do yoga para a terceira idade não param por aí! Com a prática regular ainda é possível melhorar a digestão, a qualidade do sono, aliviar dores musculares, desenvolver a autonomia e revela aptidões pessoais importantes que fazem com que o idoso possa conviver consigo mesmo e com o mundo de forma muito mais leve.

Envelhecer é um processo natural. Contudo, é possível passar por este estágio da vida de maneira tranquila e saudável, fazendo com que as limitações do corpo e da mente sejam menos sentidas. Para tanto, o yoga é, com certeza, uma atividade fantástica, e o melhor, não tem idade nem para praticar nem para começar!

E você, gostou deste post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a descobrir os benefícios do yoga para a terceira idade! 

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH