Conheça 6 alimentos que idosos devem evitar

Uma boa alimentação deve ser uma preocupação em qualquer fase da vida. Contudo, a atenção deve ser redobrada com a chegada da terceira idade, pois existem alguns alimentos que idosos devem evitar.

Algumas atenções são necessárias nessa fase, para que a qualidade de vida seja mantida e alguns problemas de saúde evitados.

Confira alguns cuidados importantes nessa fase!

Organismo mais lento

Com o passar dos anos, a tendência é que os órgãos funcionem em ritmo mais lento. No caso dos idosos, essa lentidão afeta a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos.

Além disso, o uso constante de medicamentos, e a menor produção de sucos gástricos, contribuem dificultam digestão. Incômodos estomacais podem se tornar frequentes, sendo importante manter uma dieta diversificada e nutritiva, para evitar maiores problemas de saúde.

Outro fator relevante é a diminuição da sensibilidade das papilas gustativas – estruturas da língua responsáveis pela percepção dos sabores –, fazendo com o que idoso possa exagerar no açúcar e no sal, para realçar o sabor dos alimentos.

Confira a seguir 6 alimentos que idosos devem evitar para manter o bem-estar e uma vida saudável.

6 alimentos que idosos devem evitar

1. Açúcar

Considerado o vilão dos diabéticos, sabemos que seu uso excessivo pode ser bastante prejudicial à saúde, podendo, inclusive, dar origem à diabetes na terceira idade.

Portanto, o consumo moderado deve ser regra, lembrando que o açúcar não está apenas no doce ou naquela colherzinha que adicionamos ao café. Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.

2. Gordura

Evitar alimentos gordurosos como margarina, manteiga, carnes gordurosas ou óleos em grande quantidade auxilia no controle do colesterol e, consequentemente, previne problemas como artérias entupidas, trombose e até infarto. Então, é melhor dar prioridade à opções como o azeite extravirgem, carnes magras, queijos brancos e alimentos assados, em substituição das frituras.

3. Sal

O consumo exagerado de sal está diretamente relacionado com a hipertensão. O cloreto de sódio, quando consumido em excesso, provoca insuficiência renal, faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial.

Uma boa dica é buscar alternativas que diminuam a necessidade de colocar o sal, como: alho, cebola, ervas frescas e o limão, que adicionam sabor ao alimento. Outra recomendação é não deixar o saleiro sobre a mesa, sempre à disposição para “mais um pouquinho”.

4. Álcool

Quem não faz uso de medicamentos que proíbam a ingestão de bebidas alcoólicas, pode até manter o consumo, sem abusos. Mas, muitas vezes, tais substâncias reagem, interferindo nos efeitos do tratamento.

O álcool também está relacionado a mais dois fatores prejudicais para a saúde do idoso, pois a sua alta quantidade de calorias contribui para o aumento de peso e lentidão do metabolismo, além de facilitar a perda de cálcio, agravando a vulnerabilidade a doenças como a osteoporose, que deixas os ossos mais fracos.

5. Alimentos industrializados

Práticos, rápidos e perigosos! O que pode parecer uma solução para a comodidade do idoso, na verdade, traz diversos riscos para a sua saúde. A abundância de corantes, sódio, conservantes, umectantes, acidulantes, entre tantos outros aditivos químicos, pode provocar reações alérgicas, cirrose hepática, câncer, etc.

Logo, é importante dar preferência a uma alimentação mais natural e nutritiva possível, tomando cuidado com os embutidos, congelados, temperos prontos e alimentos industrializados em geral.

6. Chás

Apesar de possuírem muitas propriedades benéficas, o consumo exagerado dos chás pode fazer mal. Como um remédio, se a dose é exagerada seu efeito também é descompensado.

Inclusive, a interação de alguns medicamentos com determinados tipos de chás pode afetar ou anular seus efeitos. Por exemplo, idosos que tratam de hipertensão, depressão ou arritmia devem evitar chás estimulantes, como o chá-verde, por exemplo.

O mais importante na terceira idade é conseguir aliar uma alimentação saudável com os gostos e sabores que já faziam parte dos hábitos alimentares do idoso, com opções saborosas para fazer as substituições.

Gostou das dicas de alimentos que idosos devem evitar? Não se esqueça que o acompanhamento de um profissional especializado é a melhor recomendação para cuidar da alimentação. Deixe o seu comentário, compartilhando sua experiência ou alguma outra dica!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH