Saiba a importância da alimentação saudável na terceira idade

Alimentar-se de maneira saudável e manter um estilo de vida equilibrado é essencial para um envelhecer tranquilo e sem os agravantes causados por algumas doenças, como diabetes, hipertensão e demais problemas cardiovasculares.

Cada fase da vida de uma pessoa exige atenção e cuidados específicos para a reposição das vitaminas e nutrientes necessários de acordo com o que o organismo perde ao longo dos anos.

Por isso, manter uma alimentação saudável na terceira idade é fundamental para evitar ou amenizar os males causados por algumas doenças e para ajudar a fortalecer o corpo contra os micro-organismos nocivos à saúde que acabam afetando a população dessa faixa etária.

Quer saber mais sobre alimentação saudável na terceira idade? Acompanhe nossas dicas!

Como manter a alimentação saudável na terceira idade?

Mantenha o equilíbrio

Montar um cardápio ou um planejamento alimentar para pessoas na terceira idade exige a mesma atenção e os mesmos cuidados que um cardápio feito para uma criança ou para um adolescente em fase de crescimento.

Ou seja, é necessário equilibrar todos os nutrientes, vitaminas e o consumo de proteínas magras para que haja uma reposição saudável desses componentes no organismo. Comer de hora em hora e em poucas quantidades também é indicado para não sobrecarregar o sistema gastrointestinal do idoso que, geralmente, é mais sensível e lento.

Prefira alimentos naturais

Frutas, verduras e legumes são essenciais na hora de montar um prato saudável e rico em nutrientes, açúcares e vitaminas que a alimentação na terceira idade exige. Lembre-se sempre que quanto mais colorido e menos processado o alimento, mais nutritivo e saudável é o cardápio.

Um exemplo de alimentação saudável que pode ser seguido é a dieta mediterrânea, que tem como principais ingredientes o grande consumo de verduras, legumes e azeite de oliva.

Para quem possui diabetes, é necessário dosar a quantidade de frutas e sucos consumidos ao longo do dia. A fruta in natura é sempre mais saudável do que o suco, mesmo que fresco e feito na hora. Não desperdice as cascas, muitas delas – como no caso da maçã, pera e ameixa – são fontes de vitaminas.

Passe longe dos industrializados

Alimentos processados e industrializados, na maioria dos casos, são pobres em nutrientes. Eles oferecem apenas açúcares em excesso e gorduras saturadas que não contribuem em nada para uma dieta saudável, ao contrário: biscoitos industrializados, açúcar refinado, bolos e pães prontos feitos com farinha branca e tantos outros alimentos só servem para aumentar os índices glicêmicos e contribuir para picos de hipertensão, além de favorecer o aumento de peso.

Muitas vezes vale mais a pena fazer uma sobremesa utilizando frutas, iogurte, mel ou melaço no preparo do que apelar para produtos prontos para saciar a vontade de comer um docinho no final de semana.

Para manter uma boa alimentação, o idoso deve ser acompanhado de perto por um profissional que conheça bem os seus hábitos e histórico médico. Além disso, combinar uma alimentação saudável na terceira idade com a prática de atividades físicas e o convívio social é fundamental para manter o equilíbrio e uma vida mais ativa.

Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais, ok?

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH