Cuidados que se deve ter com pessoas acamadas

Cuidar de pacientes acamados é uma tarefa que exige paciência e atenção! O cuidado que essas pessoas recebem é essencial para a sua recuperação, pois elas se encontram debilitadas e necessitam de cuidados específicos.

É preciso saber como vestir, alimentar e manter a higiene básica do paciente, prevenindo desgastes que podem prejudicar ainda mais a sua saúde.

Quer saber quais cuidados se deve ter com pessoas acamadas? Então vamos lá! 

Higiene pessoal

Esse é um dos pontos que se deve ter maior atenção! Pessoas acamadas não conseguem fazer a própria higiene pessoal, e necessitam de ajuda constante. É preciso evitar ao máximo o acúmulo de qualquer tipo de sujeira, que levam ao desenvolvimento de bactérias e agravam o estado de saúde do paciente acamado.

Entre os cuidados com a higiene, a pele é o essencial. Como é o maior órgão do corpo humano, qualquer dano à ela pode levar a problemas mais graves, piorando o estado de saúde do paciente. Com o passar do tempo ela fica mais sensível, sua espessura diminui, os vasos sanguíneos rompe-se com facilidade, propiciando o aparecimento de manchas roxas aos pequenos traumas e predispondo a úlceras por pressão com a diminuição da mobilidade (movimentos).

Por isso, devemos ter atenção com os seguintes cuidados:

  • Usar colchões que aliviem a pressão, como o colchão caixa de ovo, colchão de ar ou colchão pneumático;
  • Usar um forro para movimentar o paciente na cama, e sempre levantando-o e não arrastando-o na cama para evitar escoriações na pele;
  • Manter o paciente em posição confortável com apoio para as costas e pernas;
  • Se possível sentar na poltrona pelo menos 1 vez ao dia;
  • Realizar mudança de decúbito (posição) do paciente de 2 em 2 horas, com a realização de técnica específica para isto;
  • Manter a pele limpa e seca, principalmente quando o paciente não consegue controlar as funções urinárias e intestinais. Trocar a fralda sempre que molhada ou suja. Se o paciente conseguir urinar na comadre ou no banheiro, estimulá-lo. “A umidade na pele facilita o desenvolvimento de dermatites (assaduras) e úlcera por pressão”;
  • Realizar a troca imediata de roupa de cama quando esta estiver molhada;
  • Esticar bem as roupas de cama, não a deixando enrugada embaixo do paciente, evitando machucar;
  • Observar se há restos de alimentos (migalhas) entre a pele e a roupa de cama e limpá-los;
  • Dar banho diariamente, com água morna (água quente pode queimar a pele causando feridas) utilizando sabonetes neutros e secar bem a pele com toalhas limpas, secas e macias;
  • Observar diariamente a pele se há o aparecimento de manchas vermelhas, escurecidas ou bolhas. Locais mais comuns: bumbum, quadril e calcâneo;
  • Hidratar a pele do corpo com creme hidratante pelo menos 1 vez ao dia (de preferência hidratantes sem álcool, com menos cheiro e coloração possível);

Vale ressaltar que o banho pode ser feito fora da cama, utilizando cadeiras específicas para isso. Somente quando o paciente não possui força suficiente para isso é que o banho deve ser feito no leito (cama).

Cuidados com a alimentação

Devido à condição fragilizada e por não haver gasto energético (atividade física), em determinado momento o paciente acamado pode recusar-se a comer. Essa situação leva a problemas como desnutrição, atrofia dos músculos, menor absorção de nutrientes e até mesmo a morte.

Nesses casos os familiares e/ou cuidadores devem ter muita paciência, a oferta dos alimentos deve ser feita até que uma quantidade considerável de comida seja ingerida, sempre respeitando o ritmo de cada pessoa. Pessoas acamadas devem ter uma alimentação balanceada e de acordo com as suas condições. O horário deve ser sempre o mesmo, para que o paciente se adapte com facilidade.

Caso a pessoa tenha dificuldades em mastigar ou engolir, opte por alimentos que não são sólidos, enriqueça a alimentação com suplementos nutricionais, e em casos mais graves atente-se a necessidade de uma nutrição enteral, que consiste no fornecimento de dietas líquidas ou semilíquidas, diretamente no estômago ou no intestino do paciente, infundidas através de sondas.

A posição da pessoa no ato da alimentação é de fundamental importância, esteja ela alimentando-se pela boca ou por sonda. O paciente não deve estar deitado em hipótese alguma, e o ideal seria que se mantivesse sentado, pois assim minimiza-se o possível risco de o alimento ir para o pulmão e não para o estômago. É também nessa posição que deve permanecer por pelo menos 30 minutos após ter recebido o alimento ou tomado qualquer liquido, inclusive medicações.

Bem-estar físico de pessoas acamadas

Por estarem sempre deitados, os pacientes acamados têm dores constantes no corpo, especialmente nas articulações. Para evitar que esses incômodos se prolonguem, é recomendado virar a pessoa a cada 2 ou 3 horas (Mudança de decúbito), além de levantá-la sempre que possível. Terapias no domicilio, como sessões de fisioterapia ou até mesmo simples exercícios para os braços, pernas e mãos também devem ser realizados, para manter a amplitude das articulações e a força.

E não devemos nos esquecer da importância de entreter o paciente com as coisas que ele gosta, assistir um filme, ler um livro ou ouvir uma boa música, para assim manter a sua cabeça ativa.

 

Percebeu como é importante ter cuidados especiais com pessoas acamadas? É preciso estar sempre atento a esses pacientes, em especial a alguns sinais, como fezes com sangue, febre alta, feridas na pele e ausência de urina por um longo período de tempo. Esses sintomas podem ser sinônimos de agravamento da doença! Caso perceba algum deles, não deixe de procurar uma consulta médica domiciliar.

Gostou do nosso post? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e auxiliar seus amigos nos cuidados com pessoas acamadas! 

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH