Saúde mental na terceira idade: saiba a importância da terapia

Quando chega a terceira idade, uma coisa é certa: os olhos já viram demais. Os idosos sabem demais. São tantos anos vividos que agora é necessário descansar. Descansar o corpo e a mente. Como garantir a saúde mental na terceira idade, além do bem-estar necessário para esta fase tão importante da vida?

Com o passar dos anos, o corpo fica mais debilitado, a capacidade de praticar atividades, que antes eram corriqueiras, diminuem; muitos amigos e familiares já morreram e a saudade causa dor; os vínculos afetivos e as responsabilidades já quase não existem. Tantas mudanças assim deixam o idoso invadido por um sentimento de solidão e carência afetiva. Ele passa a se sentir inútil, isolando-se cada vez mais. Com esses comportamentos, o medo da morte ou o desejo de morrer são características comuns e que exigem atenção especial.

Como enfrentar a terceira idade?

O primeiro passo é garantir a saúde mental na terceira idade. É necessário que o idoso aprenda a encarar as mudanças de forma natural. Não se deve assustar com os cabelos brancos, os esquecimentos que se tornaram rotineiros, as rugas, nem mesmo com o cansaço maior que já os atinge. Deve-se tratar.

Com a ajuda de profissionais especializados em psicoterapia, a vulnerabilidade desse grupo de pessoas é controlada e os transtornos psicológicos, diminuídos. As principais doenças mentais nessa idade são:

  • demência;
  • demência tipo Alzheimer;
  • demência vascular;
  • psicoses, como a esquizofrenia;
  • transtornos depressivos, bipolares, delirantes e de ansiedade.

Fique atento aos principais sintomas que podem desencadear os transtornos mentais:

  • perda das principais funções sociais;
  • morte de familiares e amigos;
  • isolamento social;
  • diminuição das capacidades cognitivas;
  • perda da autonomia financeira e motora;
  • utilização em excesso de álcool ou outra substância psicoativa.

Entenda a psicoterapia

O objeto e a execução dessa terapia variam de acordo com cada paciente. É muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista a psicologia dele, além de seu bem-estar físico e social.

Essa forma de terapia pode ser individual ou em grupo e seu maior objetivo é auxiliar o paciente a entender (e aceitar) sua atual condição de vida, bem como compreender as questões emocionais e psíquicas, e pode ou não exigir o uso constante de medicamentos e tratamentos.

As sessões são semanais e, com o sucesso do tratamento, o idoso passa a se posicionar de uma nova maneira no mundo, fica mais alegre, otimista e confiante. Dessa forma, a relação com os familiares e até mesmo com os cuidadores melhora, pois a revolta, a tristeza e o medo já não existem mais.

Muitas vezes, os familiares, não sabem ou não possuem tempo para cuidar da mãe, do pai ou da avó que atingiu a terceira idade. Pensando nessas pessoas e no desespero que ilustram os seus dias, pode ser indicado que elas busquem pela terceirização de cuidadores, que ofereça serviços especializados de acompanhamento e monitoramentos dos pacientes, através de visitas técnicas, terapias e consultas médicas domiciliares e outros serviços, tudo para proporcionar o melhor ao idoso.

É importante contar sempre com os profissionais mais qualificados e capacitados para o cuidado com os entes queridos. É com eles que iremos contar para deixar nossos idosos em segurança.

E você, tem alguma história ou dica para manter a saúde mental na terceira idade que queira nos contar? Deixe nos espaços reservados para os comentários.

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH