Como cuidar de pessoas com dificuldade de locomoção?

Movimentar-se, ir da cozinha para a sala, ou do banheiro para o quarto, sentar-se, ficar de pé, tudo parece muito simples quando se é saudável. Porém, pessoas com dificuldade de locomoção enfrentam desafios em lugares que não deveriam apresentar empecilhos.

Tapetes, mesas de centro, bancos e degraus, mesmo que suaves, podem causar acidentes com idosos e aqueles que têm dificuldade para se locomover.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar quais são os cuidados básicos que devemos ter para garantir a segurança dessas pessoas nos ambientes onde habitam. Acompanhe!

O ambiente ideal para pessoas com dificuldade de locomoção

Quando temos em casa pessoas com dificuldade de locomoção, precisamos considerar que qualquer objeto ou móvel, até mesmo um detalhe decorativo, pode ocasionar quedas. Esses elementos, embora inofensivos para as demais pessoas, constituem obstáculo para quem não consegue se locomover livremente.

Para os idosos, esses elementos são ainda mais perigosos. Isso porque, com o passar do tempo, o organismo humano apresenta alterações sensoriais. Nesse caso, pode ocorrer perda de equilíbrio, perda da visão, do tônus muscular, da coordenação motora e dos reflexos.

O ambiente ideal para pessoas com dificuldade de locomoção deve ser devidamente preparado para facilitar a caminhada, de modo que não cause nenhuma confusão para os olhos ou a mente.

Diversos detalhes devem ser observados nos espaços que o idoso frequenta. Para começar, mantenha todos os ambientes sempre muito bem iluminados. Os interruptores devem estar ao alcance das mãos e perto da cama.

No banheiro, use tapete antiderrapante e opte por cores diferentes nas paredes, no piso, na pia e no assento sanitário. Também instale barras laterais para apoio e mantenha uma cadeira de banho no box.

Confira abaixo uma lista com mais cuidados essenciais para o ambiente domiciliar do idoso:

  • Paredes, divisórias e box de vidro devem ser evitados.
  • O piso jamais deve ser encerado.
  • Fios, cabos ou extensões precisam estar bem escondidos, para evitar tropeços.
  • A sala deve oferecer livre circulação, ou seja, sem mesinha de centro.
  • Sofás e camas devem ser mais altos do que o padrão, e o colchão precisa ser firme.
  • A escada deve possuir corrimão, iluminação e fitas antiderrapantes nos degraus.
  • O ideal é que o quarto do idoso fique no andar de baixo, para evitar as escadas.
  • Deve haver uma poltrona no local onde o idoso se veste, para facilitar a troca de roupa e o calçar de meias e sapatos.
  • Os objetos devem permanecer sempre nos mesmos lugares.
  • Rampas facilitam o acesso onde houver degraus ou pequenos desníveis.
  • O idoso deve sempre usar sapatos com solado antiderrapante para deslocar-se pelo ambiente.
  • Os ambientes devem ter apenas os móveis necessários, sem muitos detalhes, e o caminho deve estar livre e ser espaçoso.

Cada um desses detalhes é muito importante para que o idoso não corra riscos, afinal, a grande maioria das quedas e acidentes que as pessoas com dificuldade de locomoção sofrem acontece dentro de casa. Então, cabe aos seus responsáveis oferecer para elas um ambiente mais seguro e confortável.

Outros cuidados com pessoas que têm dificuldade de locomoção

Além de cuidados na hora da locomoção dentro de casa, também é importante organizar para o idoso uma mesinha de cabeceira com abajur, água, um telefone e algo que ele possa usar para chamar os demais, como uma campainha ou um sino. Assim, ele terá esse recurso caso necessite de ajuda.

Também é interessante manter na cabeceira uma babá eletrônica ou um sensor para avisar quando o idoso se levantar durante a noite.

Cuidar de pessoas com dificuldade de locomoção requer preparo, atenção, paciência, respeito e carinho, para que elas possam se sentir seguras e amparadas. Ter um profissional por perto ajuda a família nessa tarefa e garante ao idoso ainda mais qualidade de vida.

Se você possui um familiar com dificuldade de locomoção, entre e contato conosco e converse com nossa equipe de profissionais. Eles poderão te instruir sobre a melhor forma de cuidar do seu ente querido.

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH