Conheça 6 excelentes dicas para treinar a memória na terceira idade

Treinar a memória na terceira idade é essencial, pois naturalmente o envelhecimento faz com que algumas funções do nosso corpo não sejam mais como antes. Seja na diminuição da coordenação motora, da visão, ou no declínio de algumas habilidades cognitivas, é importante manter-se ativo fazendo exercícios com frequência e tendo bons hábitos para reduzir essas características da idade avançada.

E o cérebro, assim como qualquer músculo, precisa de exercício para ficar em forma. Dessa forma, aqueles esquecimentos tão comuns na terceira idade podem ser diminuídos em razão de algumas atividades que, por serem prazerosas, podem ser tornar um hobby.

Qual é a importância de treinar a memória na terceira idade?

Com o crescimento da população idosa, cresce também a necessidade de cuidados e preocupações para com essa população. Dentre esses cuidados, um que merece destaque é a memória, tão essencial para o bem-estar, para a convivência social e para a qualidade de vida.

Como funciona a memória?

Basicamente, o cérebro possui dois tipos de memória: a de longo e a de curto prazo. A primeira é a que armazena fatos e lembranças que nos foram contados e que nos marcaram. Ela não passa por muitas mudanças ao longo do tempo e suporta bem o peso da idade.

Já a segunda guarda as informações que serão usadas imediatamente, como as imagens de um filme, por exemplo. Essa sofre bastante com o passar dos anos e deve ser estimulada frequentemente.

Quais exercícios são bons para o estímulo da memória?

Os melhores exercícios para estimular a memória são os que levam ao esforço mental, ou seja, os que envolvem raciocínio. Abaixo listamos alguns deles.

1. Praticar a leitura

A leitura é importante em todas as faixas etárias e não podia ser diferente na terceira idade. Ler jornais, livros ou revistas fornece um impulso ao cérebro e, além de estimular as memórias de curto e longo prazo, ajuda a prevenir a perda de memória futura.

Idosos que praticam a leitura tem uma diminuição de cerca de 30 a 50% menor que os que não têm o mesmo hábito.

2. Jogar xadrez

O xadrez é um dos jogos que mais impulsionam o raciocínio e assim, a memória. Ele requer estratégia e uso constante da capacidade cognitiva, levando assim à diminuição dos efeitos da idade.

O cérebro precisa de exercícios diários e o xadrez, assim como qualquer outro jogo de estratégia, cumpre bem a função.

3. Promover estímulos sensoriais

Uma maneira de estimular o funcionamento do cérebro é pela estimulação sensorial. Quando envolvemos nossos sentidos em alguma experiência, estimulamos e despertamos a memória.

Executar atividades como ouvir uma música bonita, provar uma receita diferente, apreciar uma obra de arte, tocar em algo com diversas texturas ou acender uma vela perfumada, prestando atenção em cada estímulo específico, é muito significativo.

4. Fazer palavras-cruzadas

Os jogos no papel, como as palavras-cruzadas, são ótimas ferramentas para a manutenção da memória. Além de serem um passatempo prazeroso, eles são um dos exercícios que mais instigam a mente.

Eles exigem que façamos uma varredura em todo o nosso conhecimento para adivinharmos qual palavra resolverá a charada, por isso, estão entre os mais indicados pelos neurologistas!

5. Começar um diário

Compartilhar dados e lembranças que nos marcaram em um diário é uma das atividades mais enriquecedoras. Isso porque evitamos o estresse, a depressão e exercitamos a memória.

Começar a colocar no papel tudo o que passou, e também fazer uma seção de “projetos para o futuro” é uma ótima maneira de manter a cabeça em bom funcionamento.

6. Brincar com quebra-cabeça

Outra forma de reduzir a perda da memória de maneira divertida é investir num bom quebra-cabeça. Eles são ótimos para os idosos e devem ser escolhidos de forma progressiva.

Comece com os de menor número de peças e vá aumentando progressivamente, da mesma maneira quando exercitamos nossos músculos na academia. Envolva algum familiar nessa atividade e é diversão garantida.

O cérebro pode continuar funcionando de forma ativa e eficaz por muito tempo, basta seguir uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e treinar a memória na terceira idade.

Esperamos que esse artigo seja inspiração para você e para todos ao seu redor exercitarem a memória. Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH