Dicas de cuidados em casa para que os idosos mantenham uma vida saudável

Tomar conta de pessoas idosas exige alguns cuidados que devem ser levados em consideração para que eles mantenham uma vida saudável. Nada melhor que chegar à terceira idade com a saúde em dia, certo? Para isso, os cuidadores, parentes e médicos devem estar cientes das limitações que a idade impõe.

Quer saber quais são os principais cuidados com idosos que devem ser seguidos em casa? Então, continue a leitura!

1. Alimentação balanceada

Um dos cuidados com idosos mais necessário em casa, é oferecer uma alimentação balanceada. Como necessitam de mais cálcio, mais potássio, vitamina C e outros sais minerais e vitaminas, ao consultar um médico e um nutricionista, peça um cardápio feito especialmente para eles e capriche na alimentação diária.

2. Vida social ativa

Idade avançada não é motivo para sedentarismo. Portanto, tire o idoso da frente da televisão e ajude-o a ter uma vida social ativa. Há algumas boas opções de atividades, como uma caminhada no parque, um lanche da tarde com outros familiares ou amigos, um almoço em família em um restaurante.

O estresse e a ansiedade causados pela idade tendem a diminuir o convívio social do idoso. Por isso, manter uma vida social ativa é de extrema importância para a sua saúde mental.

3. Banho e higiene

O banho e a higiene devem ser feitos diariamente para evitar fungos e outros problemas de pele. Alguns idosos precisam de ajuda para tais atividades. Então, quando for auxiliá-los, faça tudo com muito respeito e carinho, e deixe que eles te conduzam.

4. Autonomia

Se o idoso que você cuida ainda consegue ter uma boa mobilidade, faça com que ele desenvolva a autonomia, vestindo-se, andando até algum cômodo da casa, fazendo listas de supermercado, escolhendo suas roupas e também o que quer assistir e onde quer passear. Isso é muito importante, visto que a falta de autonomia é um dos maiores problemas relacionados à depressão na terceira idade.

5. De olho nos medicamentos

A idade aumenta e o número de medicamentos também. Por isso, fique de olho nos horários em que os remédios devem ser ministrados para que não haja confusão. Separe-os em caixinhas diferentes e, se preferir, coloque rótulos em cada uma delas com o horário em que devem ser tomados.

6. Segurança

O idoso tem uma dificuldade maior ao se locomover, portanto, a segurança da casa deve estar em dia. Não deixe fios aparentes pelo chão, coloque um banquinho no banheiro para auxiliar o idoso a tomar o seu próprio banho, mantenha a casa bem iluminada, os interruptores de luz devem ficar próximos à cama para que o idoso não tenha que se locomover no escuro, os pisos devem ser mantidos secos ou trocados por pisos antiderrapantes, entre outros cuidados.

 

Cuidar da saúde mental e física de um idoso é de extrema importância para que ele mantenha a alegria de viver e a satisfação de ter cumprido seu papel ao longo da vida. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados com idosos em casa que foram listados acima. Se você tem algum profissional lhe auxiliando, treine-o de forma efetiva para que o idoso seja bem tratado.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre saúde de idosos? Assine a nossa newsletter!

 

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

para receber as últimas notícias e atualizações do nosso Blog.

Você se inscreveu com sucesso!

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH