Adquirir bons hábitos deve ser uma prioridade em qualquer fase da vida, permitindo maior bem-estar e longevidade. Nesse sentido, a meditação para a terceira idade pode contribuir de maneira significativa, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental.
Aproveitar o tempo livre para se dedicar a atividades prazerosas e saudáveis faz com que o idoso usufrua de uma boa qualidade de vida, sem dar espaço a doenças recorrentes como a depressão.
Portanto, é importante buscar alternativas que favoreçam uma vida mais saudável e feliz. Para saber mais sobre essa atividade milenar, confira a seguir alguns dos benefícios que a meditação pode proporcionar.
1. Melhora a respiração
Os exercícios de respiração constituem uma das bases da meditação, garantindo maior concentração e relaxamento. É fundamental que a pessoa consiga concentrar-se para atingir o estado de meditação.
Para isso, procure desligar-se dos fatores externos e encontrar um lugar calmo e uma postura confortável. A partir de então, uma boa dica é focar na repetição do movimento respiratório lento e profundo.
Algumas pessoas preferem estabelecer um mantra – que pode ser um som, uma palavra ou uma frase – para ser repetido como ponto de foco no momento, em voz alta ou silenciosamente.
Fazendo isso por alguns minutos todos os dias, é possível adquirir prática e disciplina para começar a progredir. Apesar de na internet existir diversas videoaulas, procurar uma aula ou atividade em grupo também pode ser uma boa opção.
2. Corrige a postura
Sabe aquela história de que quando fazemos algo correto é que percebemos o quanto estava errado antes? É mais ou menos isso que acontece. A prática da meditação exige uma boa postura, com a coluna vertebral ereta e alinhada.
Logo, com o tempo a pessoa se acostuma a manter o corpo dessa forma, sem sentar errado ou andar curvado. Com isso, o idoso pode desfrutar da redução de dores e outras complicações posturais comuns nessa fase – se for associado com a prática de exercícios físicos os ganhos são ainda maiores!
3. Afasta algumas doenças
A mente tem um grande poder sobre todo o resto do corpo e, quando ela se encontra em desequilíbrio, o excesso de hormônios como cortisol e adrenalina acaba atingindo as células de defesa.
Em vista disso, as pessoas ficam mais vulneráveis a determinados males e doenças. Para quem sofre de hipertensão, por exemplo, é um ótimo negócio já que o estresse pode ser responsável por aumentar a pressão arterial.
Outra vantagem é que durante a prática estimula-se a produção da enzima telomerase –capaz de ativar o sistema imunológico e atuar a favor da longevidade das células.
4. Dá mais disposição
Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com idosos que passaram a praticar a meditação indicou, entre outros resultados, que muitos deles relataram que se sentiam mais dispostos.
Isso ocorre pois a diminuição da frequência cardíaca e o relaxamento proporcionado ao corpo acaba irrigando mais o cérebro. Com isso, há um aumento na concentração de hormônios ligados a sensação de bem-estar, como dopamina e serotonina.
Consequentemente, as pessoas tendem a se sentir menos estressadas e com mais disposição no dia a dia. Inclusive, até o desempenho nos estudos e no trabalho pode melhorar. No caso dos idosos, eles conseguem ter mais atenção para realizar as tarefas diárias, sendo que até a memória é beneficiada.
5. Promove maior equilíbrio emocional
Meditar também é um ato de buscar mais paz, tranquilidade, autoconhecimento e sabedoria para a vida. A mente é constantemente trabalhada para desviar pensamentos negativos, medos, ansiedade, entre outros.
Esse maior controle permite que as emoções e os problemas cotidianos sejam amenizados, promovendo um maior equilíbrio emocional. Essa é uma grande vantagem na terceira idade, que pode ser conturbada por questões como a Síndrome do Ninho Vazio ou a ociosidade da aposentadoria.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da meditação para a terceira idade? Se ainda restou alguma dúvida ou se você já possui prática no assunto, deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!
Muito bom ! Deixarei o meu “e-mail” para contato : fisiwag@gmail.com
Extremamente útil e informativo !